Artes Visuais, Literatura e Memória
Se você pudesse ser levado para uma memória de afeto neste exato momento em que me ler, certamente essa memória teria características semelhantes a uma obra de arte em processo: você se lembraria do cheiro, das texturas, dos contrastes de luz e sombra, do movimento, e talvez até arriscasse conceituar a cena, certo? E se, para além dessa memória afetiva você também pudesse ser levado para a sua primeira experiência com o mundo das artes, que descrição teria ela? Estaria no museu nos muros? Na galeria ou a céu aberto? Havia sido uma experiência primeira celebrada com uma vernissage requintada na abertura de uma grande exposição na principal galeria da cidade ou estaria naquela primeira infância quando a professora de Artes dirigiu uma atividade de colagem coletiva inesquecível para comemorar o dia das mães com recortes de jornal e revistas ou mesmo o folclore brasileiro usando macarrão de sopa para produzir adereços?
Agora vamos para outro cenário. E se de repente estes mesmos pedaços de memórias tão detalhistas e iconográficas, ao invés de criar uma nova imagem preenchida de registros visuais, passasse a criar imagens cheias de vazios e borrões, descontextualizadas? Se no lugar da lembrança da primeira exposição só fosse possível visualizar uma enorme tela em branco? Ou mesmo o atelier vazio, o espaço sem performance, um palco sem cena, um vídeo sem frame?
É deste espaço de memória-esquecimento, cheios e vazios, que peço licença para escrever e investigar a crítica de arte no Brasil, em especial, na Bahia.
Área de concentração: memória visual como registro, Artes Visuais.
Linhas de pesquisa: teoria e crítica da arte.
Premiações
Prêmio Clóvis Ezequiel, Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, 2021.
Prêmio Yalorixá Mãe Tereza, Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, 2021.
Residência Artística Jardim Mineral, Museu das Minas e do Metal, Minas Gerais, 2021.
Prêmio das Artes Jorge Portugal, FUNCEB, BA, 2020.
Prêmio Municipal Professora Cleuza de Oliveira, Santo Antonio de Jesus, BA, 2020.
Mobildade Artística Internacional Brasil-México, SECULT, BA, 2019.
Residência Artística Internacional para escritores, Instituto Sacatar, FUNCEB, BA, 2018.
Livros publicados
Nota afetiva: entre memórias e leituras crônicas. Editora Garcia, 2017. (Crônica)
Amores e licores: memórias do paraguaçu. Lura Editorial, 2017. (Poesia)
Atelier expandido: espaços de produção e narrativas de construção. Editora Bagageiro, 2020. (Org.)
Travessia. Editora Bagageiro, 2021. (Crônica)
Vende-se ou Alugo: memórias de um povo papa jaca. Editora Bagageiro, 2022. (Org.)
Citações
Silva, Giuliana Conceição Almeida e ___ Entre os círculos, as sacolas de leitura e a Nota Afetiva: As crônicas como proposta de intervenção para o letramento literário / Giuliana Conceição Almeida e Silva.-- Santo Antônio de Jesus, 2020.___ 187 fls : il.
Matos, Alexandra Gomes dos Santos___O direito ao letramento vernacular: contradições e perspectiva para o ensino de pontuação a partir da construção textual-discursiva do gênero crônica / Alexandra Gomes dos Santos Matos . Santo Antônio de Jesus, 2021.763 fls. : il.
Matos, A. G. dos S. Do interior da Bahia para o Brasil: ensinar as crônicas de Tatah Café para quê?. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 10, n. 28, p. 111–128, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.6403523. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/579. Acesso em: 23 fev. 2023.
Giuliana Conceição Almeida e Silva, Robério Pereira Barreto. Da palavra às imagens: a leitura literária da obra Nota Afetiva no ambiente analógico de aprendizagem in C871c Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo (org.). O Chão da Escola: diferentes abordagens no ensino de Língua Portuguesa, Literatura e outras artes na Educação Básica / organizadores: Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho, João Evangelista do Nascimento Neto e Patrícia Ribeiro de Andrade; Prefácio de Maria da Penha Casado Alves. – 1. ed. – Campinas, SP : Pontes Editores, 2021.ISBN: 978-65-5637-351-5.
NOGUEIRA, Jaquinha; VAZ, José Carlos; MOREIRA, Vitória Oliveira et al. itinerário literário baiano: na rota da poesia. Organização 7 semestre de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas. - 1 ed. Santo Antônio de Jesus, 2021.___ 96 fls : il.
Contato/Agenciamento
Entre em contato para descobrir mais textos e acompanhar lançamentos e eventos. Se deseja contratar um apalestra ou fazer aquisição de livros é só informar na mensagem.
75 9 8859-6944