CARDS  - TATIELE .png

QUE ARTE É ESSA?

Doutoranda em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestra em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e MBA em Design Thinking.

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

Arte, Literatura e Memória.

Se você pudesse ser levado para uma memória de afeto neste exato momento em que me ler, certamente essa memória teria características semelhantes a uma obra de arte em processo: você se lembraria do cheiro, das texturas, dos contrastes de luz e sombra, do movimento, e talvez até arriscasse conceituar a cena, certo? E se, para além dessa memória afetiva você também pudesse ser levado para a sua primeira experiência com o mundo das artes, que descrição teria ela? Estaria no museu nos muros? Na galeria ou a céu aberto? Havia sido uma experiência primeira celebrada com uma vernissage requintada na abertura de uma grande exposição na principal galeria da cidade ou estaria naquela primeira infância quando a professora de Artes dirigiu uma atividade de colagem coletiva inesquecível para comemorar o dia das mães com recortes de jornal e revistas ou mesmo o folclore brasileiro usando macarrão de sopa para produzir adereços?

Agora vamos para outro cenário. E se de repente estes mesmos pedaços de memórias tão detalhistas e iconográficas, ao invés de criar uma nova imagem preenchida de registros visuais,  passasse a criar imagens cheias de vazios e borrões, descontextualizadas? Se no lugar da lembrança da primeira exposição só fosse possível visualizar uma enorme tela em branco? Ou mesmo o atelier vazio, o espaço sem performance, um palco sem cena, um vídeo sem frame? 

É deste espaço de memória-esquecimento, cheios e vazios, que peço licença para escrever e investigar a crítica de arte no Brasil, em especial, na Bahia.

Área de concentração: memória visual como registro, Artes Visuais.

Linhas de pesquisa: teoria e crítica da arte.

Premiações

Prêmio Clóvis Ezequiel, Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, 2021.

Prêmio Yalorixá Mãe Tereza, Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, 2021.

Residência Artística Jardim Mineral, Museu das Minas e do Metal, MG, 2021.

Prêmio das Artes Jorge Portugal, FUNCEB, BA, 2020.

Prêmio Municipal Professora Cleuza de Oliveira, Santo Antonio de Jesus, BA, 2020.

Mobildade Artística Internacional Brasil-México, SECULT, BA, 2019.

Residência Artística Internacional para escritores, Instituto Sacatar, FUNCEB, BA, 2018.

Livros publicados

Nota afetiva: entre memórias e leituras crônicas. Editora Garcia, 2017. (Crônica)

Memórias do paraguaçu. Lura Editorial, 2017. (Poesia)

Atelier expandido: espaços de produção e narrativas de construção. Editora Bagageiro, 2020. (Organização)

Travessia. Editora Bagageiro, 2021. (Crônica)  

Vende-se ou Alugo: memórias de um povo papa jaca. Editora Bagageiro, 2022. (Organizadora)

Citações 

Silva, Giuliana Conceição Almeida e ___ Entre os círculos, as sacolas de leitura e a Nota Afetiva: As crônicas como proposta de intervenção para o letramento literário / Giuliana Conceição Almeida e Silva.-- Santo Antônio de Jesus, 2020.___ 187 fls : il.

Matos, Alexandra Gomes dos Santos___O direito ao letramento vernacular: contradições e perspectiva para o ensino de pontuação a partir da construção textual-discursiva do gênero crônica / Alexandra Gomes dos Santos Matos . 􏰡 Santo Antônio de Jesus, 2021.763 fls. : il.

Envie um e-mail

Quer saber mais sobre o meu trabalho como pesquisadora e conversar sobre algum tema especifico?

75 9 8859-6944